De acordo com os objectivos gerais para
cada nível etário, elaboramos um plano de actividades obedecendo às Orientações
Curriculares para a Educação Pré-escolar (Ministério da Educação, 2016).
Este documento orientador encontra-se
dividido em três áreas distintas que abrangem as competências
que são necessárias desenvolver em crianças desta idade:
Cognitivas
Motoras
Equilíbrio Pessoal e Afectivo
Relação Interpessoal e Social
Motoras
Equilíbrio Pessoal e Afectivo
Relação Interpessoal e Social
Nesta base, o Projecto Anual tem sempre em conta o desenvolvimento nas áreas:
1. De Formação Pessoal e Social
2. De Expressão e Comunicação
- Domínio da Educação Artística
- Subdomínio das Artes
Visuais
- Subdomínio da
Dramatização
- Subdomínio da Música
- Subdomínio da Dança
- Domínio da Matemática
- Domínio da Linguagem oral e Abordagem à escrita
- Domínio da Educação Motora
3. Do Conhecimento do Mundo
Em cada uma destas áreas, os conteúdos
estão interligados. As actividades têm de ser do interesse das crianças e
deverão oferecer a possibilidade de realizar experiências que favoreçam a
aquisição de aprendizagens variadas e que ajudem a criança a desenvolver-se de
uma forma harmoniosa e feliz. Para que a criança tenha um desenvolvimento
integral, para que adquira rotinas, valores e modelos de comportamento,
planificam-se estratégias que lhes permitem construir a sua identidade na vida
social. Para isso, o projecto do colégio explora temas transversais,
tais como:
- Educação para os valores
- Educação para a arte
- Educação para a cidadania
- Educação para a paz
- Educação para o ambiente
- Educação para a saúde
- Educação para o ser, o fazer e o ter
- Educação para o ser português
Temos também como objectivo que o nosso
projecto crie na criança o desejo de aprender, ser curiosa e desse modo lhe
facilite a transição do pré-escolar para a escolaridade obrigatória,
tornando assim mais fácil a adaptação a um novo ritmo e a um novo ambiente
educativo. No final de cada ano fazemos uma avaliação de forma a melhorar
a nossa prática pedagógica.
Integramos ainda outras actividades que
ajudam a complementar a educação da criança:
1. Educação Física
2. Música
3. Ballet Contemporâneo
4. Folkzitas (Danças Tradicionais)
5. Passeios
6. Visitas de estudo
7. Festas
ALIMENTAÇÃO
As refeições no Carrocel são feitas nas
nossas instalações, e rejeitamos a comida catering ou
pré-cozinhada porque a questão alimentar é um assunto de extrema importância para
nós:
No campo da saúde, o que é óbvio, e pela questão puramente formal do ponto de vista da educação.
A nossa comida é muito simples, mas
consistente, ou seja, é mesmo comida. Eis alguns exemplos:
Carne guisada ou estufada
Caldeiradas, filetes
Arroz de feijão ou de grão
Saladas
Sopas de legumes
Por norma, cozinhamos em cru e não incluímos alimentos fritos. Evitamos as gorduras e não servimos batatas fritas por forma a prevenir doenças e evitar o desenvolvimento da obesidade.
As sobremesas são sempre fruta e nunca
doces.
As crianças são habituadas a mastigar (e
não a obter tudo triturado), isto porque é importante para as digestões
correctas e para a formação da dentição, assim como para o desenvolvimento
adequado dos maxilares. Evitamos que a relação das crianças com a comida seja
um tormento, tentando que elas compreendam que é indispensável ao seu
crescimento e vida saudáveis.
Tentamos incutir na criança que a comida é
um bem da natureza e que importa não estragar.
OUTRAS INFORMAÇÕES
O colégio dispõe de um Centro de Estudos para acolher e acompanhar pedagogicamente as crianças que frequentam as escolas públicas em horário pós-escolar.
Mail:
urso.estudos@gmail.com