quarta-feira, 28 de outubro de 2009

"Os caracóis têm bigode!"




Resolvi introduzir a Metodologia de Trabalho de Projecto com este grupo de crianças, nomeadamente com as mais velhas. Ao longo do trabalho de projecto, as crianças têm oportunidade de ouvir as perguntas e ideias dos colegas; de lidarem com diferenças de opinião; de se entreajudarem nos mais variados momentos; de sugerirem e exporem as suas ideias aos pares com que estão a trabalhar; e de coordenarem os seus esforços com os dos outros.



Tudo começou quando as crianças se começaram a interessar por uns pequenos animais chamados caracóis. Num dia húmido, algumas crianças descobriram vários caracóis, o que contagiou todo o grupo que se encontrava no pátio. A partir daí, começaram a fazer as suas primeiras descobertas, manifestando os seus conhecimentos anteriores. A certa altura, uma das crianças  (4 anos) chamou-me à atenção para o facto de um dos caracóis ter bigode. Perante tamanha afirmação, decidi desenvolver um projecto à volta deste tópico.




Objectivos Gerais do Projecto:
- Despertar para a Biologia
- Motivar para a recriação de um modo de vida
- Alargar a curiosidade e o desejo de descoberta

3 comentários:

  1. Gostei muito de visitar o blog, é interessante descobrir algumas das actividades desenvolvidas durante as muitas horas que as crianças passam na escola. Sempre que for necessária a colaboração em projectos tem uma adepta.
    AGMMD

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito de visitar o blog, e de conhecer algumas das actividades que realizam durante as muitas horas que passsam na Escola.
    Se precisar de ajuda em algum dos projectos tem uma adepta.
    AGMMD

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pela disponbilidade, espero que volte mais vezes! :)

    ResponderEliminar