Plano Pedagógico

De acordo com os objectivos gerais para cada nível etário, elaboramos um plano de actividades obedecendo às Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar (Ministério da Educação, 2016).
Este documento orientador encontra-se dividido em três áreas distintas que abrangem as competências que são necessárias desenvolver em crianças desta idade:

Cognitivas
Motoras
Equilíbrio Pessoal e Afectivo
Relação Interpessoal e Social

Nesta base, o Projecto Anual tem sempre em conta o desenvolvimento nas áreas:

1. 
De Formação Pessoal e Social

2. 
De Expressão e Comunicação

  • Domínio da Educação Artística
     - Subdomínio das Artes Visuais
     - Subdomínio da Dramatização
     - Subdomínio da Música
     - Subdomínio da Dança
  • Domínio da Matemática
  • Domínio da Linguagem oral e Abordagem à escrita
  • Domínio da Educação Motora

3. 
Do Conhecimento do Mundo

Em cada uma destas áreas, os conteúdos estão interligados. As actividades têm de ser do interesse das crianças e deverão oferecer a possibilidade de realizar experiências que favoreçam a aquisição de aprendizagens variadas e que ajudem a criança a desenvolver-se de uma forma harmoniosa e feliz. Para que a criança tenha um desenvolvimento integral, para que adquira rotinas, valores e modelos de comportamento, planificam-se estratégias que lhes permitem construir a sua identidade na vida social. Para isso, o projecto do colégio explora temas transversais, tais como:

  • Educação para os valores
  • Educação para a arte
  • Educação para a cidadania
  • Educação para a paz
  • Educação para o ambiente
  • Educação para a saúde
  • Educação para o ser, o fazer e o ter
  • Educação para o ser português 

Temos também como objectivo que o nosso projecto crie na criança o desejo de aprender, ser curiosa e desse modo lhe facilite a transição do pré-escolar para a escolaridade obrigatória, tornando assim mais fácil a adaptação a um novo ritmo e a um novo ambiente educativo. No final de cada ano fazemos uma avaliação de forma a melhorar a nossa prática pedagógica.

Integramos ainda outras actividades que ajudam a complementar a educação da criança:
1.  Educação Física
2.  Música
3.  Ballet Contemporâneo
4.  Folkzitas (Danças Tradicionais)
5.  Passeios 
6.  Visitas de estudo
7.  Festas

ALIMENTAÇÃO

As refeições no Carrocel são feitas nas nossas instalações, e rejeitamos a comida catering ou pré-cozinhada porque a questão alimentar é um assunto de extrema importância para nós:

No campo da saúde, o que é óbvio, e pela questão puramente formal do ponto de vista da educação.
A nossa comida é muito simples, mas consistente, ou seja, é mesmo comida. Eis alguns exemplos:

Carne guisada ou estufada
Caldeiradas, filetes
Arroz de feijão ou de grão
Saladas
Sopas de legumes

Por norma, cozinhamos em cru e não incluímos alimentos fritos. Evitamos as gorduras e não servimos batatas fritas por forma a prevenir doenças e evitar o desenvolvimento da obesidade.
As sobremesas são sempre fruta e nunca doces.
As crianças são habituadas a mastigar (e não a obter tudo triturado), isto porque é importante para as digestões correctas e para a formação da dentição, assim como para o desenvolvimento adequado dos maxilares. Evitamos que a relação das crianças com a comida seja um tormento, tentando que elas compreendam que é indispensável ao seu crescimento e vida saudáveis.
Tentamos incutir na criança que a comida é um bem da natureza e que importa não estragar.

OUTRAS INFORMAÇÕES

O colégio dispõe de um Centro de Estudos para acolher e acompanhar pedagogicamente as crianças que frequentam as escolas públicas em horário pós-escolar.
Mail: urso.estudos@gmail.com