domingo, 25 de outubro de 2009

Áreas de Conteúdo

É essencial perceber o que as Orientações Curriculares (2002) preconizam para cada uma das áreas de conteúdo.


Desenvolvimento Pessoal e Social

“Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança com base em experiências de vida democrática numa perspectiva de educação para a cidadania (…) fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade das culturas favorecendo uma progressiva consciência como membro da sociedade” (p. 20)






- A organização do ambiente educativo é fundamental para constituir um contexto de vida democrática no qual as crianças participam, contactam e aprendem a respeitar diferentes culturas.
- É uma área integradora de todo o processo da educação pré-escolar.
- Bem-estar e segurança / saúde individual e colectiva – É fundamental que as crianças se sintam acolhidas, escutadas e valorizadas, desenvolvendo a sua auto-estima e desejo de aprender. A educação para a saúde também faz parte da formação da criança enquanto cidadã. 
 
 
 
 
 
 




























































































































Expressão e Comunicação
 
 
 
 
 

































































“Desenvolver a expressão e comunicação através de linguagens múltiplas como meios de relação, de informação, de sensibilização estética e de compreensão do mundo” (p. 21)

- Engloba diferentes formas de linguagem:


- Domínio das Expressões – Expressão Motora, Expressão Dramática, Expressão Plástica, Expressão Musical
Domínio da Linguagem e Abordagem à Escrita – Informática, Audiovisual, Língua estrangeira
Domínio da Matemática

- Área que contribui para a Formação Pessoal e Social e para o Conhecimento do Mundo.

 
 
 

 
 
 


































Conhecimento do Mundo
 
 
 
 
 
 
 





- Permite articular as outras duas áreas de conteúdo, uma vez que é mediante as relações com os outros que se vai edificando a identidade pessoal e se vai tomando posição no mundo social e físico.

















































































































































































































"As diferentes áreas de conteúdo devem interligar-se e contextualizarem-se num determinado ambiente educativo. Comum às três áreas, encontra-se o objectivo: “despertar a curiosidade e o espírito crítico, o qual sustentará a educação ao longo da vida"






























Sem comentários:

Enviar um comentário