domingo, 26 de novembro de 2017

Diário de Grupo

 

Começámos a utilizar o Diário de Grupo




Durante a semana, as crianças e os adultos registam livremente no Diário de Grupo as ocorrências que consideram mais relevantes, para que não fiquem esquecidas, assegurando que essas questões sejam discutidas, que todos e cada um possam dar as suas opiniões e sugestões acerca da vida do grupo. É um instrumento essencial para dar espaço à voz da criança e para promover a participação activa dos alunos nos processos de tomada de decisão sobre aquilo que lhes diz respeito.  As crianças, ao escreverem, sobre o que acontece ao longo do dia ou registando sugestões de trabalho, estão a ampliar as suas experiências de leitura e de escrita, dando à escrita um verdadeiro sentido social. 

Os registos no Diário de Grupo repartem-se por quatro colunas, correspondendo geralmente a quatro áreas: as ocorrências negativas e positivas, as realizações mais significativas e as propostas/sugestões de trabalho a realizar (gostamos, não gostamos, fizemos e queremos fazer). Semanalmente, à sexta-feira, em Conselho de Cooperação Educativa, todos os registos são lidos e discutidos, fazendo-se um balanço sobre o trabalho que foi realizado, e apontando orientações para a vida e trabalho do grupo, a partir das inscrições no Diário de Grupo.

A possibilidade de explicitar, semanalmente, os eventos que consideram injustos ou errados faz com que a livre discussão desses registos negativos em Conselho possibilite a gestão cooperada de conflitos e dela possam emergir as regras de convivência social. A resolução cooperada do que corre mal na escola e no grupo permite uma consciencialização colectiva dos incidentes sensibilizando, não só os implicados como todos os colegas, a evitarem situações idênticas no futuro. 

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