segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Organização do ambiente educativo





Calendário: é constituído pelo dia da semana, o dia do mês, o mês e o ano em que estamos. Todos os dias, a criança que está encarregue de alterar o calendário nessa semana faz a alteração. 



Mapa das presenças – As crianças quando chegam à sala, de manhã, marcam a sua presença com uma bolinha verde, na quadrícula onde o seu nome se cruza com a coluna do dia respectivo. No final do mês, este mapa é substituído por outro e é feita uma avaliação, tendo em conta as presenças e as faltas das crianças. A avaliação é consumada com um pequeno grupo de crianças. 

 “Alguns instrumentos frequentes em jardins de infância – quadro de presenças, quadro de tarefas e outros – podem facilitar a organização e a tomada de consciência de pertença a um grupo e, ainda, a atenção e o respeito pelo outro.” (Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar, 2002, p. 36) 




Para concretizarmos algumas actividades plásticas utilizamos canetas de feltro, que foram identificadas com cada criança.
















Por último, as personalização das capas onde iremos guardar os trabalhos ao longo do ano lectivo.

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