Calendário: é constituído pelo dia da semana, o dia do mês, o
mês e o ano em que estamos. Todos os dias, a criança que está encarregue de
alterar o calendário nessa semana faz a alteração.
Mapa das presenças – As crianças quando
chegam à sala, de manhã, marcam a sua presença com uma bolinha verde, na quadrícula onde o seu nome se cruza com a coluna
do dia respectivo. No final do mês, este mapa é substituído por outro e é feita
uma avaliação, tendo em conta as presenças e as faltas das crianças. A
avaliação é consumada com um pequeno grupo de crianças.
“Alguns instrumentos frequentes em jardins
de infância – quadro de presenças, quadro de tarefas e outros – podem facilitar
a organização e a tomada de consciência de pertença a um grupo e, ainda, a
atenção e o respeito pelo outro.” (Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar, 2002, p. 36)
Para concretizarmos algumas actividades plásticas utilizamos canetas de feltro, que foram identificadas com cada criança.
Por último, as personalização das capas onde iremos guardar os trabalhos ao longo do ano lectivo.
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