quinta-feira, 7 de abril de 2016

José Saramago: A maior flor do mundo


Estivemos a ouvir a história: "A maior flor do mundo" da autoria de José Saramago. Para além de falar sobre uma flor e estar associado ao trabalho que temos vindo a desenvolver sobre a Primavera, também foca aspectos relacionados com a preservação do ambiente e de protecção da natureza. 

(apagámos as luzes e fechamos as janelas como no cinema!)


A história permitiu-nos passar por vários sentimentos: desde a generosidade à amizade, preocupação, tristeza, esperança, desespero, emoção, perseverança e esforço. 



Começámos por explorar a capa do livro que dá origem a este vídeo (que é narrado pelo próprio autor) e através da observação dissemos sobre o que achávamos que tratava a história:



"Tem animais da selva e do deserto. Tem cobras e areia. É uma árvore, é sobre um senhor que está a ver uma árvore. Está a ver se a árvore tem folhas. Está a ver quanto é que a árvore mede. Está a ver se tem frutos para ele comer. O menino está a subir na areia porque caiu ao lago - acho que caiu foi numa cascata..."

Depois fizemos o reconto colectivo da história, tal como sugeriu José Saramago ("Poderão contá-la de outra maneira com palavras mais simples do que as minhas e talvez mais tarde venham a saber escrever histórias para as crianças"):

"Era uma vez um senhor que se chamava José Saramago que fez uma história para crianças - ele achava que não conseguia escrever histórias para crianças, mas ele conseguiu! 
A história é assim: um escaravelho estava dentro de uma caixa com buraquinhos. Depois o escaravelho fugiu e o menino saiu de casa e foi atrás dele. O menino foi ter à floresta e viu uma flor morta. Depois foi buscar muitas vezes água ao rio e ela cresceu tanto!
Ela depois deixou cair uma pétala e tapou o menino que estava a descansar. Depois os pais estavam preocupados e foram procurar o menino. Depois os pais encontraram o menino, ele acordou e deram um abraço. Depois as pessoas todas ficaram felizes porque o menino conseguiu que a flor ficasse grande até ao céu."



Em breve será lançado um desafio relacionado com esta história. Por agora fiquem com este pensamento:

Sem comentários:

Enviar um comentário