sábado, 12 de fevereiro de 2011

Pintura Habitada






Ainda relativamente à visita ao Centro de Arte Moderna, escolhi a obra: "Pintura Habitada" de Helena Almeida para aprofundar com o grupo. Tirámos fotografias em posições semelhantes à personagem que nos aparece na tela - que, para as crianças, era a bruxa da nossa viagem extraordinária! Depois, fizemos manchas azuis com recurso a lápis de pastel de óleo.

Acerca da autora:

"O desejo de fuga da tela transparece nos primeiros trabalhos de Helena Almeida, onde tenta romper com os limites da pintura e sair do suporte, transgredindo de forma literal os limites do espaço da obra de arte" (http://www.cam.gulbenkian.pt/index.php?article=60124&visual=2&langId=1&ngs=1

Acerca da obra:

" (...) O corpo concreto e físico da artista será constantemente despistado, desfigurado, ocultado pela mancha, que ora o prolonga, ora o derrama, ora «entra» ou «sai» dentro dele, ora se tapa, ora se mostra, como nesta espécie de cortina azul de pintura em que a mão pinta e depois agarra o pigmento. A cor azul é para a artista sinónimo de espaço e energia: “É uma mistura de azul-cobalto com azul-ultramarino. É o azul mais energético que eu consegui fazer e que simultaneamente associo com o espaço. Não podia ser vermelho, verde ou amarelo. Tinha que ser uma cor que tivesse a ver com estas duas ideias: energia e espaço. A sua obra é um permanente aparecimento de uma imagem de mulher que se transforma em pintura ou desenho, que é pintura ela mesma (...)” (http://www.cam.gulbenkian.pt/index.php?article=60131&visual=2&langId=1&ngs=1&queryParams=,autor|Helena%20Almeida&queryPage=0&position=3)

Sem comentários:

Enviar um comentário