segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Chucha





Ando a tentar retirar gradualmente as chuchas, embora reconheça que o timing certo varia de criança para criança e que deve ser tido em conta o seu nível de desenvolvimento.  Por outro lado, é fundamental que haja um trabalho de parceria entre o Jardim de Infância e os cuidadores da criança. Hoje levei-lhes uma história que refere algumas estratégias para abandonar a chucha, tais como deixá-la debaixo da almofada para a fada levar, colocar dentro de um caixa com objectos de quando era bebé ou dar a chucha a uma criança que precise mais. Esta história teve um enfoque especial para as crianças que ainda usam chucha, mas desde logo se ouviu comentários como: "eu só usava chucha quando era bebé" ou "eu já não uso chucha, sou crescido". De facto, o argumento de que os crescidos, tal como a mãe e o pai, não precisam de chucha poderá ser o ponto de partida para convencer a criança a deixá-la de lado. Numa idade mais tardia, o facto de a chucha poder afectar o desenvolvimento da linguagem ou o crescimento normal dos dentes, também podem ser factores fortes para que a criança perceba o porquê de lhe quererem privar de algo que tanto gosta.



Não esquecer que quanto tempo mais as crianças usarem chucha, maior dependência ganham e será mais difícil separarem-se dela!

1 comentário:

  1. Olá Beta,

    Quero agradecer por estas dicas maravilhosas, porque era uma assunto que me andava a preocupar - O tirar a chucha ao João Luis. Pois em momentos de grande birra a chucha tem um efeito calmamente muito eficaz.
    Espero conseguir com a vossa ajuda,

    Um beijinho,
    Raquel Graça

    ResponderEliminar