terça-feira, 10 de novembro de 2009

Pictograma


Como estamos a descobrir que existem diferenças que caracterizam tanto o género feminino, como o género masculino, fizemos um gráfico de imagens para sabermos se havia mais meninos ou meninas na sala.

Primeiro, dividimos os cartões com imagens das crianças em dois grupos: meninos e meninas. Depois dispusemo-los em duas filas e verificámos que uma delas era maior do que a outra. De seguida, pusemos em cima de cada imagem, o símbolo correspondente ao género (criado anteriormente por duas crianças), fazendo uma correspondência termo a termo. Por último, colámos todos os símbolos das meninas numa barra e dos meninos noutra barra.






 

Conclusão: Existem mais meninos do que meninas! Portanto, são dois meninos a "mais"...

4 comentários:

  1. olá,
    ainda estou a estudar para educadora, ainda me falta aprender muito mas queria-te só aconselhar a verificares este post porque este gráfico apesar de ter imagens não é um pictograma, mas sim um gráfico de barras.
    Só seria gráfico de barras de atribuisses a uma das imagens a quantidade de 3 crianças (exemplo), chegando ao final do gráfico sobrava-te 1 criança e aí terias que deixar somente 1/3 da imagem.
    O teu post da intencionalidade educativa está bastante interessante.
    Tânia

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  2. De acordo com o livro "Sentido do Número e Organização de Dados" da DGIDC, um pictograma é "um dos gráficos mais usuais (...) no
    qual se escolhem desenhos para representar objectos ou quantidades de objectos. Estes são dispostos (em coluna ou linha) de
    forma organizada, a partir duma linha de partida (horizontal/vertical), e os desenhos são utilizados tantas vezes quantas as
    necessárias". Ainda neste livro vem um exemplo, página 74, que está igualizinho ao que fiz, apenas mudando os dados. Portanto, de acordo com essa bibliografia, que é a que eu sigo, está correcto. Mas obrigada pelo comentário e por teres gostado :)

    Beijinhos **

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  3. Olá novamente,
    sim está correcto de acordo com essa página, mas se vires a página seguinte reparas na ambiguidade. Eu neste momento não tou com o livro mas sei que a definição apresentada está correcta e a outra imagem também, mas essa infelizmente não está. Concordo que o ministério da educação fez excelentes documentos de apoio, mas como em tudo temos que ser críticos mesmo com esses documentos e fazer sempre comparações.
    Espero que não leves a mal, mas penso que só a troca de ideias ajuda à nossa completa formação.
    Tânia

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  4. Olá :)

    Claro, mas eu concordo com a definição e por isso não faço alterações, pois não tenho o que criticar. Quanto a esse livro, não tenho nada a apontar...até porque quem o escreveu foi minha professora e corroboro as ideias veiculadas...é claro que concordo com a partilha de experiências, mas neste caso não vou modificar o post.

    Obrigada,

    Beta

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