Esta semana, a A. mostrou-se muito interessada em escrever letras. Então, sugeri que escrevesse numa folha todas as letras que conhecia. A criança em questão fez uma comunicação ao grande grupo, explicando o que tinhha feito e todos ficaram entusiasmados com esta "coisa" das letras.
Li-lhes uma história que falava sobre as letras e sobre a utilidade da escrita e fizemos o registo do que aprendemos.
(Matilde Brinca com as letras - Mary Katherine Martins e Silva)
Escrevemos também letras que conhecíamos...
O educador deve encorajar todas as tentativas de escrita, entendendo os erros como formas naturais de aprendizagem e desenvolvimento (ex: uma criança que representa uma letra em “espelho”). Deve apostar num trabalho que tenha como ponto de partida as experiências significativas das crianças, de modo a que possam comunicar o que sabem, pensam e sentem. Por outro lado, o educador deve planificar actividades que envolvam experiências de escrita, quer individuais, de pequeno grupo ou colectivas.
Gostei muito de ater como seguidora do meu trabalho.
ResponderEliminarAdorei o seu.
Beijinhos dos Perlimpimpim.