terça-feira, 27 de outubro de 2009

Texto Livre




Com vista à emergência da escrita, introduzi na rotina diária um momento em que as crianças realizam textos livres, dando azo às suas tentativas de pré-escrita e escrita. Paralelamente, terá de haver um trabalho contínuo de identificação de letras e oportunidades para que as crianças as explorem graficamente. 

Com o intuito de desenvolver a expressão livre das crianças, a técnica do texto livre visa a aquisição de uma maior autonomia e de um melhor uso da linguagem. Por outro lado, o texto livre é visto por Freinet como um meio de expressão profunda da criança numa ligação íntima e permanente com o meio, onde esta desenvolve a sua espontaneidade e criatividade. Um texto livre deve ser realmente livre, isto é, a criança "escreve" quando tem mesmo algo a dizer, quando tem necessidade de se expressar e não quando é condicionada a isso. Esta necessidade surge, então, naturalmente e advém da vontade de comunicar com outros colegas e adultos, próximos ou afastados. É importante conceder liberdade à criança para escrever, mas não nos podemos esquecer que isso por si só, não basta, pois o educador deve despertar a necessidade da criança se exprimir.



Usualmente, ouve-se as crianças a contarem acontecimentos das suas vidas, as aventuras nas férias ou os passeios de domingo, o que nos possibilita mergulhar no seu mundo, nos seus interesses, naquilo que as rodeia. Estes textos livres escrevem-se, habitualmente, em forma de poema, com linhas separadas conforme o pensamento e as unidades de sentido. Depois, cada criança reproduz simbolicamente o que o adulto escreveu, acompanhando com um desenho ilustrativo.

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