domingo, 25 de outubro de 2009

Crianças de 3 anos


Aspectos do desenvolvimento global




  Estrutura física

- Modificações no esqueleto e na musculatura.
- Mão ainda não está completamente estruturada.
- Processo de amadurecimento mais importante para o desenvolvimento psicológico.
- Relação entre o sono e a vigília vai-se modificando, embora ainda haja necessidade de fraccionar o dia, intercalando períodos curtos de sono.
- Necessidades principais: sono, repouso, segurança, tranquilidade, conforto, higiene e alimentação.

   Aspectos psicomotores

- O progressivo amadurecimento do sistema nervoso da criança, o rápido desenvolvimento da sua musculatura e o fortalecimento da sua estrutura óssea fazem com que haja um maior domínio do corpo e da capacidade motora.
- “Idade da graça”: à-vontade, espontaneidade e harmonia dos movimentos.
- Tonicidade muscular vai-se tornando normal e os reflexos aproximam-se dos do adulto.
- Os progressos perceptivo-motores aumentam a consciencialização do próprio corpo.
- Inicia-se a adaptação ao mundo exterior.
- Aumenta o controlo da motricidade global que se traduz numa progressiva capacidade na motricidade fina e diferenciada.
- Começam a pegar no lápis, ainda que as representações não sejam dotadas de intencionalidade. É a idade dos rabiscos, pelo que os traços que aparecem tendem a ser circulares. Começam a controlar, progressivamente, o início e o fim de um traço, conseguindo completar desenhos e fechar figuras.
- É então necessário que a criança se movimente, se desloque no espaço, explore objectos, descubra e experimente coisas novas.

  Aspectos Cognitivos

- De acordo com Piaget, a criança encontra-se na fase pré-operatória, mais especificamente na etapa intuitiva que é caracterizada pela existência de:

Egocentrismo: Incapacidade de sair de si mesma e se colocar no lugar dos outros, remetendo tudo para a sua própria experiência.
Animismo: Todas as coisas têm vida, pelo que os objectos agem e têm desejos, tal como ela.
Justaposição: Junta todos os acontecimentos sem haver consequências lógicas.
Concentração: Fixa a atenção num aspecto do objecto, não o encarando como um todo.
Sincretismo: Construção de uma ideia com tudo o que está junto, havendo um conceito confuso com todos os elementos que surgem numa situação.
Realismo: Tudo o que lhe acontece é real, pelo que situa no espaço.
Irreversibilidade: Pensamento e acção têm uma única direcção, não voltam atrás.

  Aspectos da Linguagem

- Etapa Linguística:

Aumento lento do controlo da atenção.
Desenvolvimento fonológico.
Aquisição dos aspectos lexicais e sintácticos.
Aumento da compreensão.

- Ainda não perceberam que a palavra é utilizada para transmitir uma ideia, continuando a ser um som que experimentam.
- Monólogos: gostam de experimentar palavras e de se ouvir a si próprias.
- Vocabulário: cerca de mil palavras. 


 Aspectos de Socialização

- Apesar de serem egocêntricas, são sociáveis. Contudo, é notória alguma independência nas brincadeiras, pelo que gostam de brincar ao pé de outras crianças, mas não com elas. Por outro lado, também gostam de brincar livremente ou em actividades organizadas.
- Estão numa fase de adaptação a regras e adquirem facilmente costumes e hábitos de convivência.
- Tomada de consciência do próprio Eu e tentativas de afirmação que podem ocasionar reacções de teimosia e obstinação que acontecem pela necessidade que a criança tem de um lugar e de um papel entre os adultos, assim como de ter um tempo para assimilar e realizar as coisas por si própria. 

Adaptação do livro “Fantasia – Educação Pré-escolar, Guia do Educador de acordo com as Orientações curriculares”. 

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