Começámos a utilizar o Diário de Grupo
Durante a semana, as crianças e os adultos
registam livremente no Diário de Grupo as ocorrências que consideram mais
relevantes, para que não fiquem esquecidas, assegurando que essas questões
sejam discutidas, que todos e cada um possam dar as suas opiniões e sugestões
acerca da vida do grupo. É um instrumento essencial para dar espaço à voz da
criança e para promover a participação activa dos alunos nos processos de
tomada de decisão sobre aquilo que lhes diz respeito. As crianças, ao
escreverem, sobre o que acontece ao longo do dia ou registando sugestões de
trabalho, estão a ampliar as suas experiências de leitura e de escrita, dando à
escrita um verdadeiro sentido social.
Os registos no Diário de Grupo repartem-se
por quatro colunas,
correspondendo geralmente a quatro áreas: as ocorrências negativas e positivas,
as realizações mais significativas e as propostas/sugestões de trabalho a
realizar (gostamos, não gostamos, fizemos e queremos fazer). Semanalmente,
à sexta-feira, em Conselho de Cooperação
Educativa, todos os registos são lidos e discutidos, fazendo-se um balanço
sobre o trabalho que foi realizado, e apontando orientações para a vida e
trabalho do grupo, a partir das inscrições no Diário de Grupo.
A possibilidade de explicitar,
semanalmente, os eventos que consideram injustos ou errados faz com que a livre
discussão desses registos negativos em Conselho possibilite a gestão cooperada
de conflitos e dela possam emergir as regras de convivência social. A
resolução cooperada do que corre mal na escola e no grupo permite uma
consciencialização colectiva dos incidentes sensibilizando, não só os
implicados como todos os colegas, a evitarem situações idênticas no futuro.
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