Um Jardim de Infância pretende
ser um espaço de aprendizagem dotado de uma organização própria que valorize a
autonomia e cooperação entre todas as crianças.
A nossa sala está dividida em áreas
específicas de trabalho para que as crianças se disponham de
acordo com os seus interesses e onde possam desenvolver várias actividades em
simultâneo, permitindo assim uma gestão eficaz do currículo e a aquisição de
aprendizagens plurais. São essas áreas que temos andado a conhecer e
experimentar, bem como os materiais da sala, para que possamos saber o que
podemos fazer, com que recursos e como.
Estamos a iniciar a identificação das
áreas de modo a que as crianças consigam reconhecer os símbolos gráficos de uma
forma cada vez mais autónoma. Começámos também a construir alguns instrumentos
de pilotagem que permitam a regulação do grupo.
Plasticina
Casinha/faz-de-conta
Garagem
Jogos de chão
Instrumentos de Pilotagem: Mapa do Tempo
Aprendemos a canção do "Bom dia" e temos ouvido histórias na Hora do Conto. A história da Matilde (imagem acima) fez-nos conversar sobre as inúmeras coisas que se podem fazer num Jardim de Infância (e de como é bom fazer parte de um!).
A história tinha lá dentro um marcador muito curioso, ainda tivemos oportunidade para falar de Leonardo Da Vinci e da sua "Gioconda". Recolhi alguns comentários após a observação da obra de arte:
"A senhora foi ao bosque procurar algum animal. Está a sentir-se muito velha porque é muito antiga. Já foi há mil anos. É uma mãe com filhos que vivia numa carruagem muito antiga - num coche com três leões. Está sentada numa ponte à espera dos seus filhos". (construção colectiva)
Este ano cheira me que vamos ter muita accao. ;-)
ResponderEliminarComo sempre, é o inicio de mais um ano de aventuras no Carrocel :)
ResponderEliminar