tag:blogger.com,1999:blog-670203905648577995.post973426758885896688..comments2023-04-02T09:08:20.175+01:00Comments on Blogue do Jardim Escola Carrocel: SimplicidadeJardim Escola Carrocelhttp://www.blogger.com/profile/01951742361706431051noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-670203905648577995.post-65080705796254335642010-04-26T16:48:19.750+01:002010-04-26T16:48:19.750+01:00Excelente o Almada é o meu favorito: Almada Negrei...Excelente o Almada é o meu favorito: <br>Almada Negreiros tinha mundo. Foi uma das figuras marcantes da geração modernista de Orpheu. Tinha um espírito contestatário e uma insubordinação intelectual raros. A sua excentricidade alimentou espantosas polémicas. As controvérsias surgiam da sua riqueza, da sua diversidade intelectual, da imaginação e da sua inquietude. “É a figura do excesso”. Muitas das suas obras transportam-nos para uma atmosfera de sátira e ironia. “Ele era da geração de Picasso, que admirava muito. São os primeiros que põem de lado todas as convenções, que acham que a arte pertence a outro mundo. Até 1919 os artistas eram rebeldes mas sem pôr em causa algumas formas burguesas de adequação e comportamento.”<br>Almada Negreiros nasceu em S. Tomé e Príncipe, filho do tenente de cavalaria António Lobo de Almada Negreiros, administrador do concelho de S. Tomé, e de Elvira Sobral. Foi educado no Colégio de Campolide, dos Jesuítas, e mais tarde, devido à extinção do Colégio, em 1910, no Liceu de Coimbra. É o homem do traço, o homem do risco. É o nosso possível Picasso. E não minimizo o Almada dizendo isto. A multiplicidade picassiana é um pouco o universo do Almada”, diz Raquel Henriques da Silva. <br><br>Em 1913 realiza a primeira exposição individual: apresenta cerca de 90 desenhos na Escola Internacional. Colabora no primeiro número da revista “Orpheu”.<br>São seus contemporâneos: Amadeo de Souza Cardoso ou Santa-Rita Pintor”, afirma Raquel Henriques da Silva. “Mas ele é uma das figuras mais extraordinárias de um dos momentos mais cosmopolitas da história de Portugal.” <br>De facto, em 1910, a chamada geração de Orpheu juntava na Brasileira do Chiado nomes como Fernando Pessoa, Mário de Sá Carneiro, Santa-Rita Pintor, Almada Negreiros… “Foi um momento extraordinário. <br>Uma das principais marcas de Almada Negreiros é ter sido um artista multidisciplinar. Foi uma das figuras mais amplas da cultura portuguesa do século XX. Num interessante texto de António Ferro é referido que Almada Negreiros não foi capaz de escolher nenhuma das artes - as artes é que o escolheram todas a ele. “Foi uma das pessoas que mais profundamente se dedicou à arte”, diz o historiador Vítor Pavão dos Santos. “Não é tanto como artista plástico que o Almada me interessa, mas como figura global da cultura”, afirma, por sua vez, Delfim Sardo, professor universitário e ensaísta. “O grande relevo do seu trabalho está na maneira como se inseriu no movimento moderno e na maneira quase bombista como escreveu os primeiros textos.” <br><br> “Os olhinhos dele pareciam umas pintas no meio de uns globos enormes. Tinham um olhar absolutamente fora do comum, o Almada”…Sanitanoreply@blogger.com