quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Organização do espaço educativo

 
Jogos de Mesa

Um Jardim de Infância pretende ser um espaço de aprendizagem dotado de uma organização própria que valorize a autonomia e cooperação entre todas as crianças.
A nossa sala está dividida em áreas específicas de trabalho para que as crianças se disponham de acordo com os seus interesses e onde possam desenvolver várias actividades em simultâneo, permitindo assim uma gestão eficaz do currículo e a aquisição de aprendizagens plurais. São essas áreas que temos andado a conhecer e experimentar, bem como os materiais da sala, para que possamos saber o que podemos fazer, com que recursos e como. 


Estamos a iniciar a identificação das áreas de modo a que as crianças consigam reconhecer os símbolos gráficos de uma forma cada vez mais autónoma. Começámos também a construir alguns instrumentos de pilotagem que permitam a regulação do grupo. 


Plasticina


Casinha/faz-de-conta


Garagem


Jogos de chão


Instrumentos de Pilotagem: Mapa do Tempo


Aprendemos a canção do "Bom dia" e temos ouvido histórias na Hora do Conto. A história da Matilde (imagem acima) fez-nos conversar sobre as inúmeras coisas que se podem fazer num Jardim de Infância (e de como é bom fazer parte de um!). 

A história tinha lá dentro um marcador muito curioso, ainda tivemos oportunidade para falar de Leonardo Da Vinci e da sua "Gioconda". Recolhi alguns comentários após a observação da obra de arte:

"A senhora foi ao bosque procurar algum animal. Está a sentir-se muito velha porque é muito antiga. Já foi há mil anos. É uma mãe com filhos que vivia numa carruagem muito antiga - num coche com três leões. Está sentada numa ponte à espera dos seus filhos". (construção colectiva)

2 comentários:

  1. Este ano cheira me que vamos ter muita accao. ;-)

    ResponderEliminar
  2. Como sempre, é o inicio de mais um ano de aventuras no Carrocel :)

    ResponderEliminar