Um ponto de vista…
Pela graça dos
deuses que ainda vamos podendo dizer o que pensamos, contudo, dos “nossos”
pensamentos nem sempre podemos falar.
O pensamento é
livre, mesmo dentro da prisão, mas raramente podemos expressá-lo. Isto
prende-se com o facto de desejar tecer algumas considerações sobre o tema
“exames” e esperar não ser mal entendida. Acresce ainda que considero sempre
que posso estar errada.
1. Fomos informados pelo ministro da educação que a
partir de 2013 vai passar a haver exames no 4º ano.
Quero deixar
claro que para mim tanto me faz que seja este ministro como outro qualquer,
porque na minha idade, e depois de ver o que já vi e viver o que já vivi,
habituei-me a acreditar APENAS nas pessoas, individualmente, a acreditar APENAS nos seus actos e MUITO
RARAMENTE no que elas dizem.
Após o anúncio
levantaram-se várias vozes de pessoas eminentes, que tiveram expressões do
tipo: “isto é voltar ao passado… isto é uma coisa salazarenta … isto não serve
de nada … os alunos vão ser submetidos a um stresse desnecessário….o exame da
4ª classe antigamente fazia sentido porque as pessoas ficavam por aí…etc, etc”.
Respeitosamente,
a minha opinião:
1º Não é suposto
que o ser humano seja tão imaculado e tão ético que não necessite de
supervisão. Houve alguns ao longo da história a quem se chamou “santos” e até
esses cometeram os seus pecaditos, mesmo que secretos. Por isso, os exames, as
verificações, a supervisão, os juízes, etc. são sempre necessários. É assim!
Somos imperfeitos, podemos pecar, podemos errar e isso não faz de nós maus
profissionais e muito menos más pessoas. A única coisa que distingue os maus
dos bons é a capacidade para arcar
com tudo o que FAZEM, sem desculpas ou justificações.
2º Os exames são
um bem para o professor, para a escola e sobretudo para os alunos.
3º O professor
deseja que os seus alunos sejam examinados para verificar se o que está a
ensinar é bom para eles e se a sua evolução é correcta. Claro que para isso não
basta um exame, mas ele também só representa 30% da classificação geral.
4º A escola
precisa que haja exames para melhorar as suas performances e para avaliar o seu
trabalho como equipa e como instituição.
5º Os alunos devem ter exames.
Admitindo que
esta vida é um jogo, ele não pode ser jogado se não houver campo, jogadores,
árbitros, regras, barreiras, treino, saber, ganhar e perder. Ao longo da história andámos sempre a remar contra isto,
mas não há volta a dar: umas vezes perde-se outras ganha-se.
Os exames são
uma barreira, como é começar a andar, a falar, a ler, a comer, etc. São tudo
barreiras em que só é possível crescer e ser responsável se as pessoas, desde
pequenas, forem postas perante as mesmas e as puderem transpor.
As dificuldades
são meios de aprendizagem, de conhecimento e de treino para a nossas vidas.
Ninguém é responsável ou sobrevivente se não tiver que conquistar o que quer,
ou dificuldades para ultrapassar. “O que nos é dado nunca é verdadeiramente
nosso”.
Uma criança que
cresce a ver os pais a demover-lhe os obstáculos, a não ter decepções, a não
ter que prestar “contas” pelo seu comportamento, dificilmente será uma pessoa
responsável e sobretudo feliz. Um dia vai estar perante a vida e terá que
aprender da pior maneira que ela é dura e aí, talvez lhe faltem as ferramentas
necessárias para suavizar essa dureza. Estas ferramentas ganham-se ao longo da
vida com a uma educação sem “paninhos quentes”, mas exigente e com amor.
Dói-nos mais a nós do que a eles, dá-nos mais trabalho a nós do que a eles, mas
este é o melhor serviço que lhes podemos prestar!
O 4º ano é o
término de um ciclo de quatro anos da vida de um aluno, que precisa de ser
acabado com o maior êxito possível. É necessário que a criança saiba que o seu
esforço foi avaliado e compensado, e, se não houve esforço, é bom que o saiba
também. As reprovações só são más se o aluno ficar entregue a si mesmo, mas se
for acompanhado e perceber que sem trabalho não se ganha, essas reprovações são
benéficas, especialmente nos casos em que se colocam problemas de falta de
maturidade.
Não faz mal que
a criança passe pelo stresse de um exame, ela vai ter milhares de situações de
stresse, portanto é bom que se vá treinando e quanto mais cedo melhor, porque o
treino cria rotina e esta diminui a tensão, o esforço e o próprio stresse.
São
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