segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

A Folha - Janeiro 2012


Um ponto de vista…
“Platão é com Aristóteles uma das referências fundamentais do pensamento ocidental. Platão, como diz François Châtelet inventou a Filosofia…

Nasceu em Atenas, na ilha de Egina, cerca de 428-27 a.C. Pertenceu a uma antiga família aristocrática ateniense...  


Em princípio, por tradição familiar, deveria seguir a vida política. Contudo, a experiência do governo dos trinta tiranos que governaram Atenas, por imposição de Esparta (404-403 a.C.), e da qual faziam parte dois dos seus tios Crístias e Cármides, distanciaram-no desta opção de vida, pelo menos do modo como a política era exercida. 


O facto que mais o marcou foi a influência que sobre ele exerceu Sócrates, tendo-se feito seu discípulo por volta de 408 a.C., quando contava vinte anos. Nele encontrou o mestre, que veio a homenagear na sua obra,…A condenação de Sócrates (399), (acusado de corromper a juventude e de não acreditar nos deuses da cidade…) - e a sua acção para o salvar, obrigaram-no a exilar-se nesse ano. 


Mais tarde, desiludido com o regime aristocrático, mas também com a democracia ateniense, passou a defender que as leis e os costumes dos povos deviam ser baseadas em concepções filosóficas.


Em 380, nos jardins de Academo, junto dum templo consagrado às Musas fundou uma escola, denominada, por este facto, Academia. Esta rapidamente se tornou no maior centro intelectual da Antiga Grécia, tendo-se chamado a escola da "ciência da alma humana". 


Suspeito pelas suas ideias políticas/filosóficas, foi perseguido e feito escravo, sendo como tal vendido no mercado de Egina, acabando por ser comprado por um dos seus amigos


Voltou a Atenas onde morreu em 347. A Academia conservou-se até 529 d.C., quando foi mandada encerrar por Justiniano. A corrente filosófica conhecida por platonismo -originada do pensamento de Platão-, aparece constantemente na história do pensamento, influenciando não apenas filósofos, mas também artistas e cientistas até aos nossos dias.”
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Ao ler este texto, agora, senti uma certa nostalgia, porque quando o li pela primeira vez teria uns 18 anos.
Senti também uma enorme tristeza, porque só com a idade é que tomamos consciência de muita coisa…
As razões pela qual Platão e Sócrates (o filósofo, nada de confusões…!) foram condenados e perseguidos, muitas delas, são as mesmas de hoje que é a de podermos ser livres-pensadores. Já para nem falar dos trinta tiranos que governavam Atenas, nem mesmo do “regime aristocrático/democrático ateniense” compreenderam os filósofos, foram perseguidos e no caso de Platão foi preso e vendido como escravo.
 A grande questão é que quando tive que estudar filosofia, no 7º ano agora 12º ano, não chamaram a minha atenção para estes gigantescos pormenores. Não chamaram a minha atenção para o facto de que a filosofia é a vida e como tal ela influencia a política, a cultura, a economia, a história, etc. Ensinaram-ma como se fosse um romance escrito por um grupo de ociosos…
Por isso é que quando estamos a ensinar crianças é urgente transmitir os conhecimentos inseridos na vida, no contexto e, sobretudo, com toda a verdade. Esta é a parte mais difícil: dizer a verdade, dizer o que pensamos e, sobretudo, dizer que neste universo não há verdades absolutas.
A mim não me disseram que a escravatura não tem tempo nem idade, a não ser a forma como se exerce que pode ser mais ou menos óbvia, dependendo dos tempos e de quem a dirige.
Não me disseram que não há regimes perfeitos muito menos incorruptiveis. Dependem apenas dos tempos e dos objectivos de quem os dirige.
Não me informaram que o mais importante era: 

·         o pensamento,
·         o ser mais que o ter,
·         o saber mais que um diploma,
·         o questionar mais que dar respostas,
·         o fazer o próprio mais que ser feito por outro
·         e que a filosofia é a forma mais elevada de pensar e de como viver. 

É preciso ler os clássicos, eles são-no, porque o seu pensamento, ideias ou referências são válidas em todos os tempos e em todos os modelos.
Nós por cá sugerimos fazer o melhor, tentando colmatar o que não foi feito.
Tentamos privilegiar o saber, a vontade de aprender, as artes e os valores, convencidos de que este é o caminho…e sabemos que é o caminho, porque sabemos minimamente a história, onde está provado que só houve civilização quando estes factores entram no jogo.
Pensamos que nos dia de hoje tal como há 2500 anos é necessário que haja quem arrisque e faça o melhor!
Por vezes não somos bem interpretados, mas chega-nos logo o consolo quando pensamos que até Platão foi mal compreendido

São

1 comentário:

  1. Gostei muito e é uma grande verdade. Parabéns São pelo seu grande profissionalismo e pelo empenho com as nossas crianças. BJ

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