domingo, 27 de março de 2011

Projecto - Coelhos


Demos início ao projecto sobre os coelhos que até está estritamente relacionado com o que fora previamente desenvolvido sobre as tocas. Nesta altura, até poderemos relacionar o actual projecto com o aproximar da Páscoa, veremos para onde as crianças o conduzem - é extremamente importante que sejam elas a delinear esse trajecto (em breve colocarei neste espaço um explicação que evidencia a diferença entre pedagogia de transmissão e pedagogia participativa para entenderem melhor do que vos falo). 

Como surgiu:

Durante a visita da Pipoca, foram muitas as questões levantadas pelas crianças - algumas foram de imediato anotadas, outras surgiram numa conversa posterior. Ao verificar o crescente envolvimento do grupo, sugeri que fizessemos um projecto de investigação. Então, vimos o que já sabíamos, o que queríamos saber e como o iríamos fazer.

O que sabemos:

- Os coelhos comem muito (Sofia)
- Os coelhos assustam-se e fogem para a terra (Rafael)
- Comem cenouras, batata, fruta (Francisco)
- Comem couves e a gaiola dos coelhos pode ser uma casa (Carolina)
- Já vi fotos de coelhos (André)
- Escondem-se na toca (Francisca)
- Têm orelhas e uns olhos perfeitos (Martim)
- Podem ser brancos (Margarida)
- Podem ser pequeninos (Miguel)

O que queremos saber:


Nota: Eu e a Celeste acrescentámos mais duas perguntas:

- Para que servem os bigodes do coelho?
- Como são os bebés dos coelhos e os seus ninhos?

O que podemos fazer:

Como é hábito, pedimos a ajuda dos pais para a concretização deste projecto. Assim, caso se sintam à vontade para vir à nossa sala falar sobre coelhos, poderemos combinar essa visita. Por outro lado, se encontrarem informação que permita responder às perguntas das crianças (mencionadas acima), facultem-nos nas próximas duas semanas para que possamos iniciar as nossas descobertas (ex: pesquisa em livros, enciclopédias, internet, folhetos, etc). É mais significativo para as crianças se a pesquisa for feita em conjunto com os pais, assim saberão explicar melhor o que trouxeram e podem partilhar com os restantes colegas!

3 comentários:

  1. Gosto muito do vosso trabalho.
    Estruturado e participativo.

    Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelo comentário! Vou dar uma espreitadela ao seu blog também :)

    Beta

    ResponderEliminar
  3. Olá Beta
    O meu blog já foi mais direccionado para a minha prática pedagógica, mas desde que comecei a ver os meus trabalhos espalhados por essa net fora, fiz uma pausa, respirei fundo e agora é só mais um blog sobre o que me apetece escrever!

    :)

    ResponderEliminar