sábado, 11 de setembro de 2010

Entrada no JI


A entrada no Jardim de Infância corresponde a uma nova etapa caracterizada pela socialização que, muitas das vezes se diferencia das fases que a criança já viveu, essencialmente por acontecer num espaço que é novo para ela e onde se encontra longe das figuras parentais/significativas. É importante que este momento seja preenchido com serenidade e afecto, sem hesitações, de modo a que a criança se sinta segura e acolhida
Por outro lado, esta experiência dos primeiros dias na nova fase da vida dos filhos pode ser dolorosa para os pais. Confiar à primeira em quem cuida da criança é natural que comece por ser uma missão complicada. Há sempre uma procura de pormenores, semelhanças, defeitos e qualidades, no fundo, tudo o que permita encontrar uma certa tranquilidade. Para que haja uma adaptação saudável e harmoniosa, é necessário que haja segurança e confiança dos pais e dos profissionais de educação, de forma a que a criança se sinta tranquila e optimista. Ao confiar a criança a outra pessoa, os pais vêm reduzido o tempo de convívio, pelo que pode haver alguma ansiedade e inquietação que, com o passar do tempo, darão lugar à confiança e tranquilidade.

Dicas para uma adaptação bem sucedida:
  • Conhecer a escola e o educador previamente para que possa partilhar as suas dúvidas e/ou receios.
  • Planear uma adaptação progressiva em conjunto com o educador.
  • Levar um objecto de conforto para que a criança tenha onde se apoiar quando for dormir.
  • Manifestar uma atitude de segurança e tranquilidade aquando a entrega da criança, sem haver projecção de angústias e inseguranças.
  • Cooperar com os profissionais de educação durante a separação.
  • No momento de ir buscar a criança, adoptar uma postura serena e segura.
  • Facultar ao educador todas as informações acerca de hábitos e momentos diários da criança.
  • Valorizar o Jardim de Infância nos discursos tidos em casa, introduzindo-o nas conversas de modo gradual e moderado.
  • Uma semana antes da entrada no JI, começar a criar rotinas e a introduzir horários que se coadunam com o período escolar. 

Quando a criança perceber que os pais voltam sempre para a irem buscar começa a ficar mais descansada e a usufruir do jardim de infância de um modo mais saudável. Para os pais, o fundamental é que falem abertamente com as crianças sobre a realidade desta fase - sem rodeios, uma vez que as crianças são capazes de entender explicações claras - para que ambos possam beneficiar desta nova fase de descoberta.

Sem comentários:

Enviar um comentário