domingo, 25 de outubro de 2009

Intencionalidade Educativa


“A intencionalidade do processo educativo que caracteriza a intervenção profissional do educador passa por diferentes etapas interligadas que se vão sucedendo e aprofundando”
(Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar, 2002, p. 25).


Subjacente a todo o trabalho do educador deve estar a intencionalidade educativa, temática que explanarei nas próximas linhas e que assenta nos cinco pilares da Educação Pré-escolar. 




OBSERVAR


- Criança/Grupo: Conhecer as suas capacidades, interesses e dificuldades, de modo a adequar o processo educativo e a apostar na diferenciação pedagógica. Isto é, partir do que a criança é capaz de fazer para alargar os seus interesses e desenvolver as suas potencialidades.
- Observação contínua: produtos das crianças, diferentes formas de registo.
- Base do planeamento e avaliação: suporte à intencionalidade educativa.


PLANEAR


- De acordo com o conhecimento do grupo de crianças e do seu contexto familiar/social, proporcionando um ambiente estimulante de desenvolvimento e promovendo a aquisição de aprendizagens significativas e diversificadas que contribuam para uma maior igualdade de oportunidades.
- Planear a organizar os recursos humanos e materiais necessários, havendo uma reflexão das intenções pedagógicas e uma adequação ao grupo em questão.
- O planeamento do ambiente educativo deve ter em conta as diferentes áreas de conteúdo e a sua articulação, assim como a previsão de várias possibilidades que se concretizam ou modificam consoante as situações e as propostas das crianças.
- Planear situações desafiadoras, de modo a que a criança atinja níveis de realização que não chegaria por si só, no entanto, há que ter em atenção situações de exigência excessiva que ocasionam o desencorajamento e a diminuição da auto-estima.
- Planeamento com as crianças: processo de partilha facilitador da aprendizagem e do desenvolvimento de todas e de cada uma.


AGIR


- Concretizar as intenções educativas, adaptando-as às propostas das crianças e tirando partido de situações e oportunidades imprevistas.
- Participação de outros adultos com vista a alargar as interacções das crianças e de enriquecer o processo educativo.


AVALIAR


- Avaliação do processo e dos efeitos, o que implica a tomada de consciência da acção de modo a haver uma adequação do processo educativo às necessidades das crianças e do grupo, bem como à sua evolução.
- Avaliação conjunta com as crianças.
- Reflexão a partir dos efeitos, estabelecendo a progressão das aprendizagens a desenvolver com cada criança. A avaliação é o suporte do planeamento.


COMUNICAR


- Partilha com outros adultos responsáveis pela educação da criança.
- Troca de opiniões com os pais: melhor conhecimento da criança.


ARTICULAR


- Continuidade educativa entre o ensino pré-escolar e a escolaridade obrigatória.
- Relação estabelecida com os pais antes da criança frequentar o JI facilita a comunicação e a própria adaptação da criança.

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