domingo, 25 de outubro de 2009

Crianças de 4 anos


Aspectos Psicoevolutivos



- Personalidade complexa, com características dos 3 e 5 anos.
- Hábitos de saúde e higiene:


Sabe limpar o nariz com um lenço.
Aprende a comer sem ajuda, utilizando os talheres.
Dorme menos horas por dia.
Começa a tomar banho sozinha e lava e enxuga as mãos.
Escova os dentes.
Penteia-se e pede para ir à casa de banho.
Quer escolher a sua roupa e procura vestir-se sozinha, mas é mais fácil despir-se.
Pensamento sincrético, intuitivo e concreto. Não se consegue abstrair, pois o seu mundo é de noções concretas. A representação é baseada na assimilação, no realismo excessivo e no egocentrismo. Depende das suas acções e da representação perceptiva. Estabelece correspondências termo a termo, conforme a percepção. Começam a surgir abstracções rudimentares.
É conveniente estimular a função dos órgãos dos sentidos; trabalho de análise dos objectos que rodeiam a criança (pensamento analítico), de modo a que os conheça e os saiba utilizar com imaginação, sensibilidade e eficácia.
Desenho realista, havendo uma interpretação variável, dando-lhes diferentes nomes.
Percepção global: numa actividade utiliza mecanismos afectivos, cognitivos, somáticos, psicomotores, de criatividade, etc.
Não entende a noção de tempo: o passado e o futuro não existem na sua mente.
Imaginação no seu auge: por vezes confunde a realidade com a fantasia, pelo que necessita de ajuda para aprender a captar essas diferenças.
Pode permanecer atenta durante períodos longos.
Ainda continua a falar em monólogo.
Necessidade de descoberta do mundo, daí o questionamento constante sobe o que vê e imagina.
Crítica nas manifestações e comentários que faz.
Fala muito, embora possa falar só por falar, não havendo concentração nas coisas que diz. É apenas para conseguir atenção das pessoas que a rodeiam.
Passa da brincadeira paralela para a brincadeira com as outras crianças.
Consegue seguir o ritmo de uma música.

Adaptação do livro “Fantasia – Educação Pré-escolar, Guia do Educador de acordo com as Orientações curriculares”. 

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